Lula comemora suspensão parcial de tarifas dos EUA sobre produtos brasileiros

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemorou, nesta quinta-feira (20), a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de suspender parcialmente a tarifa comercial de 40% sobre uma lista de produtos brasileiros. A medida beneficia uma série de itens agrícolas, como café, chá, frutas tropicais, sucos, cacau, especiarias, banana, laranja, tomate e carne bovina.

Lula, em vídeo divulgado nas redes sociais, destacou a importância da decisão, embora reconheça que ainda há muito a ser feito. “Não é tudo o que eu quero, não é tudo que o Brasil precisa, mas é uma coisa importante. O presidente Trump acaba de anunciar que vai começar a reduzir várias tarifas sobre produtos brasileiros. Isso é um resultado muito importante”, afirmou o presidente.

Durante o vídeo, Lula estava acompanhado do vice-presidente Geraldo Alckmin e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em São Paulo. Ele também aproveitou a oportunidade para convidar Trump a visitar o Brasil, destacando o desejo de resolver quaisquer questões comerciais ou políticas entre os dois países. “Ele [Trump] está convidado para vir no Brasil quando ele quiser, e eu espero ser convidado para ir a Washington para zerar qualquer celeuma comercial, política, entre Brasil e EUA”, disse Lula.

Suspensão parcial das tarifas

A decisão de Trump de retirar a tarifa de 40% sobre produtos brasileiros foi tomada após uma conversa telefônica entre os dois presidentes. Na ordem executiva publicada pela Casa Branca, Trump afirmou que a medida visa iniciar negociações para resolver as questões identificadas no Decreto Executivo 14.323, uma iniciativa que ainda está em andamento.

Entre os produtos que tiveram suas tarifas suspensas estão itens essenciais para a economia brasileira, como café, frutas tropicais, cacau e carne bovina, entre outros. A medida entrou em vigor retroativamente a partir de 13 de novembro, mesma data da última reunião entre o ministro Mauro Vieira e o secretário de Estado Marco Rubio, em Washington, quando discutiram o avanço das negociações para a redução das tarifas.

Posição do governo brasileiro

O Itamaraty emitiu uma nota oficial em que expressou satisfação com a decisão dos Estados Unidos e destacou que o governo brasileiro está comprometido em continuar o diálogo com a administração Trump para resolver as pendências comerciais. “Recebemos com satisfação a decisão do governo dos Estados Unidos de revogar a tarifa adicional de 40% para uma série de produtos agropecuários importados do Brasil”, afirmou o Ministério das Relações Exteriores.

A nota também mencionou que a decisão foi tomada após recomendações de altos funcionários do governo americano, que indicaram que certas importações agrícolas do Brasil não deveriam ser mais sujeitas à tarifa de 40%, dada a evolução das negociações com o Brasil.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *