A qualidade de vida de pacientes com câncer colorretal foi um dos assuntos das defesas finais da 14ª Jornada Científica do Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic) – edição 2024-2025, da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM). Ao todo, são 65 projetos de pesquisa com defesas entre terça (05/08) e esta quinta-feira (07/08).
As apresentações são realizadas no auditório Dr. João Batista Baldino, no 3º andar da unidade hospitalar, pela manhã e à tarde. Os projetos são financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), e abordam temas diversos na área oncológica, como qualidade de vida de pacientes com câncer colorretal, telemonitoramento, sexualidade em mulheres sobreviventes de câncer de mama, dentre outros.
Segundo a coordenadora do Paic/FCecon, Valquíria Martins, a edição 2024-2025 encerra com entusiasmo, diante dos números apresentados. Ela destacou que mais de 500 pessoas estiveram envolvidas nas ações, entre bolsistas, voluntários, pesquisadores e orientadores, o que demonstra o compromisso com a ciência, o aprendizado e o avanço do conhecimento científico.
“Os estudos realizados abordam questões relevantes para a prevenção, diagnóstico, tratamento e o cuidado de pacientes com câncer, contribuindo para o fortalecimento da pesquisa oncológica na Amazônia. A qualidade dos trabalhos apresentados reafirma o papel essencial da iniciação científica na formação de novos pesquisadores e na construção de soluções voltadas à realidade local”, pontuou a coordenadora.