O senador Eduardo Braga (MDB‑AM) intensifica sua atuação em prol da conclusão das obras críticas na BR‑319, que liga Manaus a Porto Velho, no Amazonas. Após uma vistoria técnica do DNIT, nesta quarta-feira (6), o parlamentar reafirmou seu empenho para acelerar entregas e destravar entraves ambientais.
Progresso em campo
No trecho do Careiro da Várzea, o senador acompanhou o avanço de duas novas pontes:
- Sobre o Rio Curuçá (Km 23): obra com 75% concluída, orçada em R$ 28 milhões, com previsão de entrega em setembro.
- Sobre o Rio Autaz Mirim (Km 24): em fase inicial com fundações em andamento; investimento de R$ 30 milhões e previsão de conclusão até o fim do ano.
Na sequência, será pavimentado trecho de 20 km entre os Kms 198 e 218, com terraplenagem concluída e aplicação de “rachão” em curso — previsão de entrega em 2026.
Defesa do licenciamento ambiental
Braga também tem se mobilizado nos bastidores para enfrentar os entraves do licenciamento do trecho do meio da rodovia — cerca de 400 km ainda sem pavimentação entre Humaitá e Borba. Ele articula junto aos ministérios do Meio Ambiente e Transportes o destravamento das licenças ambientais, essencial para garantir a continuidade das obras e integração da região ao restante do Brasil.
“O que acontece quando uma cidade de dois milhões e meio de habitantes fica isolada… durante a seca ou crises sanitárias, como em 2020? Precisamos avançar rápido no licenciamento e pavimentação da BR-319”, cobrou o senador ao ministro dos Transportes.
Equilíbrio entre infraestrutura e meio ambiente
Parte da estratégia inclui a fiscalização ambiental. Em fevereiro, o DNIT e o IBAMA realizaram vistoria técnica nas obras das pontes de Curuçá e Autaz Mirim, garantindo compromisso com normas ambientais e preservação de áreas protegidas ao longo da BR‑319.