MEC divulga resultado da lista de espera do Prouni 2025/2

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta sexta-feira (29) o resultado da lista de espera do Programa Universidade para Todos (Prouni), referente ao segundo semestre de 2025. Os candidatos podem acessar a lista pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, na aba dedicada ao Prouni.

A lista de espera é direcionada aos estudantes que não foram selecionados nas chamadas regulares ou foram reprovados por não formação de turma na instituição de ensino superior escolhida. A classificação dos candidatos leva em consideração critérios como modalidade de concorrência, curso, turno, local de oferta e a instituição de ensino selecionada.

Comprovação de informações: prazo vai até 5 de setembro

Os estudantes que constam na lista de espera devem comprovar as informações declaradas no momento da inscrição entre os dias 29 de agosto e 5 de setembro. Essa comprovação pode ser feita presencialmente na instituição de ensino ou por meio eletrônico, diretamente no site da universidade ou faculdade escolhida.

Após receber os documentos, a instituição deverá emitir um comprovante de entrega para o candidato pré-selecionado.

Avaliação e resultado final da instituição

Entre os dias 30 de agosto e 12 de setembro, as instituições participantes do Prouni devem analisar a documentação apresentada e divulgar se o candidato teve sua inscrição aprovada ou reprovada. Se aprovado, será emitido o termo de concessão de bolsa.

Mais de 211 mil bolsas ofertadas em 2025/2

Nesta edição, o Prouni ofereceu mais de 211 mil bolsas em 887 instituições privadas de ensino superior. Do total, 118 mil são integrais e 93 mil parciais, que cobrem 50% do valor da mensalidade.

Os cursos com maior número de bolsas foram:

  • Administração: 13.774 bolsas (9.275 integrais e 4.499 parciais)
  • Direito: 13.152 bolsas
  • Pedagogia: 11.339 bolsas
  • Educação Física: 8.939 bolsas
  • Medicina: 1.159 bolsas (988 integrais e 171 parciais)

20 anos do Prouni: mais de 3,5 milhões de estudantes beneficiados

O ano de 2025 marca os 20 anos do Prouni, um dos principais programas de acesso ao ensino superior no Brasil. Desde sua criação, em 2005, mais de 3,5 milhões de estudantes foram beneficiados com bolsas de estudo.

O programa é destinado a estudantes de baixa renda que tenham concluído o ensino médio em escolas públicas ou em instituições privadas na condição de bolsistas integrais. Ele oferece bolsas integrais (100%) e parciais (50%) para cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior.

Segundo o Censo da Educação Superior de 2023, o Prouni tem mostrado impactos positivos: 58% dos beneficiários concluíram o curso superior, número que destaca a importância do programa na formação de profissionais qualificados em todo o país.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *